A IMPORTÂNCIA DO DIREITO

A medicina salva vidas, a fé salva almas e o direito salva relações humanas desde os primórdios dos tempos. A sobrevivência do interrelacionamento entre os semelhantes depende diretamente do Direito. O homem, que é dotado de sentimentos e razão precisa comunicar-se, trocar experiências, ele não vive só; o direito natural nasce com o homem e é uma das fontes do direito.

Paulo Condorcet, grande jurista, afirma: “Onde há homens, há conflitos;onde há interesses, há conflitos; e onde há conflitos, surge a necessidade de compô-los”.

Quantos casais, sabem de seus deveres na vigência do casamento, quantos pais conhecem suas obrigações para seus filhos, quantos idosos conhecem seus direitos, quantas empregadas domésticas sabem o que podem e o que não podem fazer no período laboral, quantos aposentados conhecem seus direitos, quantos trabalhadores informais conhecem seus direitos, quantas donas de casa sabem que têm direitos, quantos cidadãos se reconhecem como cidadãos?

O Direito é o alicerce, a coluna, a bússola que conduz o homem dentro da  sociedade. Ele nasce do costume e vai além dele.

A lei não se comove ante o cidadão que desconhece seus direitos e deveres, ao contrário, sua penalidade será aplicada igual àquele que o conhece.

O conhecimento transforma o homem, o capacita a fazer melhores escolhas.

Ignorar sua existência é andar à margem da sociedade, é viver eternamente na qualidade de vítima quando você, caro leitor, é um ser único, ímpar que somado ao outro formam um par.

Há um universo de maneiras de adquirir conhecimento; um deles é frequentar cursos livres de direito.  Não tenha vergonha de não saber, mas, envergonhe-se por não querer aprender.

Um forte abraço, fique com Deus.

(Texto publicado na edição 22 do Jornal Nosso Bairro Jacarepaguá)

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>