Vinte e três toneladas de água radioativa transbordam em Fukushima

A empresa que gerencia a usina nuclear acidentada de Fukushima anunciou nesta quarta-feira (2) que 23 toneladas de água da chuva parcialmente contaminada transbordaram de uma área de reservatórios de líquido radioativo, destacando a descoberta de gotas na parte superior de uma cisterna.

Um tufão raspou o arquipélago do Japão nesta quarta-feira, provocando fortes chuvas no leste do país. Os temporais não pouparam o complexo atômico devastado por um terremoto seguido de tsunami em 11 de março de 2011.

Essa água de chuva se acumulou nas áreas onde estão instalados os reservatórios, os quais são cobertos com uma laje de concreto e cercados por uma mureta com certa de trinta centímetros.

Segundo a Tokyo Electric Power (Tepco), a água foi tanta que transbordou a pequena barreira e penetrou no solo ao redor.

Medições feitas na água residual revelaram um nível de raios beta relativamente fraco, de 15 becqueréis por litro. O total de césio radioativo alcançou, por sua vez, 33 becqueréis por litro, superando em três vezes o limite determinado para a água potável.

Além disso, a Tepco indicou que suspeita de um segundo transbordamento, não quantificado, em outra área de reservatório. O nível de radioatividade medido neste local foi um pouco inferior, segundo a companhia.

Durante as operações da água da chuva, gotas foram detectadas por um operário na parte superior de um reservatório em outra área. Inspeções estão sendo feitas no local, indicou a Tepco por e-mail.

Na terça-feira, quatro toneladas de água radioativa foram vertidas acidentalmente no solo enquanto trabalhadores a bombeavam para colocá-la em um reservatório vazio com capacidade para 12 toneladas. (Fonte: Terra)

Sobre neveslaera

CURRICULUM VITAE 1. Titular – Neves Terriani Laera , Engenheiro Agrônomo – Fitotecnista, 7. Experiência Profissional – - De 1976 a 1979 – Pesquisa Científica em biologia dos solos – CNPq/EMBRAPA AGROBIOLOGIA - De 1979 a 1981 – Professor da UFRRJ-km 47 – Campo Experimental e de Produção - De 1981 a 1982 – Engenheiro Agrônomo da RURALTEC LTDA – Desenvolvimento de atividades relacionadas com a elaboração e implantação de projetos agropecuários de grande porte nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais - De 1982 a 1996 – Assessor Técnico do Banco do Brasil. Acompanhamento técnico direto de projetos conduzidos sob financiamentos de grande, médio e pequeno portes em atividades do setor agropecuário, tais como cafeicultura, pecuária de corte e leite, fruticultura, olericultura, caprinocultura, ovinocultura, carcinocultura, apicultura, culturas de cereais, produção de mudas ornamentais, avicultura, eqüinocultura, piscicultura. Atuação nos Estados do Rio Grande do Norte (1982 ), Minas Gerais ( 1983 a 1986 ), São Paulo ( 1986 a 1988 ) e Rio de Janeiro ( 1988 a 1996 ) - De 1996 até atualmente – Fundador e sócio-diretor da Terriani Laera Consultoria Empresarial SS Ltda ( www.agroterriani.cjb.net ), empresa voltada para serviços de consultoria plena em projetos agropecuários, de reflorestamento, paisagismo, arborização urbana, produção de plantas ornamentais, aqüicultura, licenciamento ambiental e estudos de viabilidade técnica e econômica em empreendimentos afins 6. Cursos de Pós-graduação no Brasil – - Apicultura Integrada – IASC-1983 – 600 horas - Armazenamento de Grãos – UFV-1984 – 500 horas - Tecnologias de Sementes – UFRRS-1985 – 500 horas - Agricultura Tropical – UFRPe – 1986 – 500 horas - Irrigação e Drenagem – USP-1987 – 400 horas 7. Cursos de Pós-graduação no Exterior – - Tecnologias de Pesca e Comercialização Internacional de Pescados-1988 – Itália – Sete meses de duração 8. Idiomas – Inglês – Fluente Espanhol – Fluente Italiano – Fluente 9. Principais Características Profissionais – Visão ampla dos aspectos éticos, técnicos, econômicos e sociais em assuntos inerentes à profissão, aguçada capacidade de análise técnica apurada durante trinta e dois anos de exercício profissional no segmento agronômico, elevada capacidade gerencial e de comando, integridade, ética e alta disposição para o trabalho. 10. Assessoria Imobiliária – A partir de 1999, atuo também no segmento imobiliário, com o uso de atribuições inerentes ao título de Corretor de Imóveis, sendo que sou inscrito no CRECI-RJ. Nesse segmento, minha forma de atuar leva em consideração sobretudo a busca de soluções éticas, ambientalmente corretas, criativas e pioneiras na busca de fomento a novos e grandes empreendimentos. Possuo capacidade de articulação junto a grandes empresas, além de extensa rede de contatos pessoais.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>